GPS Epic Samsys
Macedo de Cavaleiros recebeu, este sábado, a etapa zero do GPS EPIC Samsys 2019.

O maior passeio turístico de BTT levou ao coração do nordeste transmontano cerca de 500 participantes de várias localidades do norte do país.

A iniciativa promove a prática de desporto, a cultura, o património e a gastronomia dos locais por onde passa. Aliás, a gastronomia é o tema para o circuito deste ano. “Em 2011 isto iniciou por brincadeira. Em 2012 juntamo-nos à Rota do Românico, em Penafiel, e tivemos sempre muita ligação à parte do património e das paisagens. Este ano escolhemos a gastronomia para divulgar as localidades”, explicou Bruno Bartes um dos mentores do evento.

Iguarias gastronómicas não faltaram ao longo do percurso. Eduardo Loureiro veio de Santa Maria da Feira e destacou a diversidade de sabores. “Os pontos gastronómicos estavam fantásticos e com uma variedade enorme, mas como temos que pedalar não podemos exagerar”.

E há quem tenha anotado as referências gastronómicas para mais tarde regressar a Macedo de Cavaleiros. “Tenho aqui no telemóvel o nome de dois restaurantes que quero visitar. Provámos várias iguarias e foi muito bom. É para voltar”, disse Artur Teixeira que veio do Porto.

O percurso com duas alternativas (40 km e 60 km), que levou os participantes à Albufeira do Azibo, também foi bastante elogiado.

O GPS EPIC deverá regressar a Macedo de Cavaleiros em 2020 e Tiago Neto, vice-presidente do Clube de Ciclismo local, não tem dúvida que a aposta na gastronomia traz mais participantes. “Para trazermos os participantes, a maioria é do Porto e arredores, à nossa cidade tem que ser pela boca. Por isso, nós temos apostado na gastronomia e tem sido um sucesso”.

No final do passeio foram apresentadas as nove etapas do circuito deste ano. O GPS EPIC Samsys 2019 tem a primeira etapa marcada para o dia 23 de Fevereiro em Paredes, a “Rota do Ouro”, e termina a 14 de Dezembro na Gralheira.