- Este evento já decorreu.
7ª Etapa – EPIC das Vindimas
9 Setembro, 2023 @ 08:00 - 18:00
8€Em pleno Alto douro Vinhateiro (Património da Humanidade), Alijó, Favaios e o Parque Natural Vale do Tua vão ser o “pano de Fundo” no próximo dia 9 de setembro.
Durante os percursos Épicos vão poder deslumbrar-se com a paisagem cultural vinhateira do Alto Douro e a paisagem monumental do vale do rio Douro em plena época de vindimas.
Com início na vila de Favaios vão poder visitar o Miradouro de Santa Bárbara e apreciar toda a vila de Favaios e as suas paisagens vinhateiras circundantes, segue-se a entrada na “Rampa Srª da Piedade”, onde todos os teus pecados vão ficar absolvidos, na mítica calçada em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, local de culto e grande peregrinação, principalmente na altura do verão e das romarias.
Na capela de Nª Srª dos Prazeres, vão encontrar um miradouro lindíssimo que permite avistar várias localidades como Alijó, Carlão, São Mamede, Safres e uma paisagem transmontana de rara beleza.
Descendo para o miradouro do ujo, ponto de excelência para contemplar a sublime paisagem do Parque Natural Vale do Tua, serpenteada pelo rio que brilha lá em baixo. Numa imponente varanda que se eleva entre o rio e o céu, deixe-se contagiar pela quietude revigorante da natureza e pelas vistas de cortar a respiração. Daqui se avista um extenso troço do Vale e a albufeira do rio Tua.
Rumo à “Rampa Inferno dos Malvedos” podemos contemplar a paisagem do alto douro Vinhateiro, onde o Rio Tua se encontra com o Rio Douro, local que tem tanto de belo como de duro, presenteando-vos com uma subida de 2ª categoria, denominada de “ Inferno dos Malvedos”.
Após este obstáculo somos presenteados com uma das mais belas e únicas paisagens do mundo, que pode ser avistada do miradouro de Casal de Loivos, onde os sentidos ficam inebriados com os aromas, os sons e a panorâmica que se depara com o nosso olhar. Caminhos serpenteados, aldeias semeadas pelas encostas. Quintas onde os vinhos envelhecem nos tonéis e lá em baixo, calmo, manso, o Rio Douro esse magnífico espelho que reflete todo este mundo de encanto e de sonho.
Terminamos esta etapa no Festival do moscatel, na bonita Vila de Favaios. Este Festival celebra o vinho produzido a partir da casta Moscatel Galego, que ocupa cerca de 1.400 hectares de vinha no Concelho de Alijó, onde é produzido aproximadamente 80% do moscatel da região do Douro.
Perfis de altimetria dos percursos: